sábado, 27 de junho de 2009

História: restaurado, Museu da UFPA é reaberto

Prédios históricos, em Belém, existem muitos. Mas os que sejam dedicados às artes, ao conhecimento e que agreguem história e infraestrutura adequada são poucos. Um deles é o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) que, na última semana, reabriu suas portas completamente restaurado. Também foi aberto ao público o anexo – para onde vai se mudar a parte administrativa-, a sala da memória e a reserva técnica do Museu.

Orçada em mais de R$ 1,5 milhão, a reforma foi em grande parte possibilitada pela Associação de Amigos do Museu da UFPA (AAMUFPA) e por empresas da iniciativa privada. Além desses, a classe artística de Belém, professores, alunos, foram convidados para conferir a transformação pela qual o Museu vem passando desde 2003. A riqueza arquitetônica do palacete, expressa nas pinturas do teto e das paredes e nos detalhes da estrutura, agora está bem mais preservada, em função do sistema de refrigeração. O prédio também está adaptado para o acesso de portadores de necessidades especiais e idosos, com rampas, banheiros e um elevador.

O Museu recebeu mobiliário novo e agora tem um inventário completo das obras da instituição, como mais de 10 mil livros, 70 mil recortes e 4 mil partituras que compõem o Acervo Vicente Salles. Tamanha coleção também recebeu estrutura adequada: uma reserva técnica ampla, com controle de temperatura, trepidação e umidade. “Como o prédio é grande, conseguimos destinar sua parte principal para as atividades museológicas, uma sala para a memória da UFPA – com medalhas, fotos, álbuns, documentos importantes da instituição – além de uma sala para recursos multimídia, com equipamento”, conta a professora Jussara Derenji, diretora do MUFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, um abraço.