sábado, 27 de junho de 2009

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

A determinação está prevista em proposta aprovada nesta quarta-feira, 24/6, CCJ.

De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), o projeto (PLS 138/09 - determina ainda que o cálculo da multa e dos juros devidos pelo consumidor será feito pela agência bancária que receber o título, no caso do pagamento após a data do vencimento da obrigação.

A matéria altera a Lei 10.214/01, que dispõe sobre a atuação das câmaras e dos prestadores de serviços de compensação e de liquidação, no âmbito do sistema de pagamentos brasileiro.

Segundo o autor, o objetivo do projeto é evitar que o consumidor tenha que se deslocar até a agência do banco emissor do boleto bancário, no caso de pagamento após a data do vencimento do título. Ele explica que o sistema de pagamentos adotado no Brasil permite a integração de instituições financeiras, possibilitando a cada uma delas proceder ao cálculo do valor dos juros e da multa devidos pelo pagamento em atraso, com base nas informações constantes do boleto bancário. "Inexiste justificativa para que o consumidor tenha que enfrentar enormes filas e perder tempo se ele poderia pagar o boleto bancário em qualquer agência", justificou Valadares.

O relator, senador Gilvan Borges (PMDB/AP), apresentou parecer favorável à matéria, que ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle - CMA e de Assuntos Econômicos - CAE, nesta última em caráter terminativo.

FONTE:www.zedudu.com.br

História: restaurado, Museu da UFPA é reaberto

Prédios históricos, em Belém, existem muitos. Mas os que sejam dedicados às artes, ao conhecimento e que agreguem história e infraestrutura adequada são poucos. Um deles é o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) que, na última semana, reabriu suas portas completamente restaurado. Também foi aberto ao público o anexo – para onde vai se mudar a parte administrativa-, a sala da memória e a reserva técnica do Museu.

Orçada em mais de R$ 1,5 milhão, a reforma foi em grande parte possibilitada pela Associação de Amigos do Museu da UFPA (AAMUFPA) e por empresas da iniciativa privada. Além desses, a classe artística de Belém, professores, alunos, foram convidados para conferir a transformação pela qual o Museu vem passando desde 2003. A riqueza arquitetônica do palacete, expressa nas pinturas do teto e das paredes e nos detalhes da estrutura, agora está bem mais preservada, em função do sistema de refrigeração. O prédio também está adaptado para o acesso de portadores de necessidades especiais e idosos, com rampas, banheiros e um elevador.

O Museu recebeu mobiliário novo e agora tem um inventário completo das obras da instituição, como mais de 10 mil livros, 70 mil recortes e 4 mil partituras que compõem o Acervo Vicente Salles. Tamanha coleção também recebeu estrutura adequada: uma reserva técnica ampla, com controle de temperatura, trepidação e umidade. “Como o prédio é grande, conseguimos destinar sua parte principal para as atividades museológicas, uma sala para a memória da UFPA – com medalhas, fotos, álbuns, documentos importantes da instituição – além de uma sala para recursos multimídia, com equipamento”, conta a professora Jussara Derenji, diretora do MUFPA.

7ª Conferencia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do município de Parauapebas - Teve abertura oficial na tarde desta sexta-feira, no auditório do Ceup e tem continuação hoje, 27 de junho, com palestras e grupos de trabalhos envolvendo delegados e convidados com objetivo de analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.


Ontem houve a abertura com palestra, apresentações culturais envolvendo meninos e meninas assistidas pelo município, em dois programas, o Pipa e a Unidade de Atendimento a deficientes visuais. O tema neste encontro é “Construíndo diretrizes da política e do plano decenal” seguindo aprovação do Regimento da conferência com a exposição dos Eixos Orientadores que são:

- Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades.

- Proteção e Defesa no Enfrentamento das Viloção de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

- Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

- Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania.

Gestão da Política.

Desta conferência, serão escolhidos delegados que lutarão por propostas eleitas nessa conferência, na capital Belém.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

fora sarney


Simon pede afastamento de Sarney da presidência do Senado.
Segundo Simon, Sarney precisa deixar o cargo em nome de sua própria história.

- O presidente Sarney tem que se afastar da presidência. Ele deve se afastar desse processo para o bem dele, da família dele, da sua história e do Senado. Isso não significa uma autoculpa. Pelo contrário, representa um ato de grandeza. É melhor deixar a presidência antes que sua situação fique totalmente insustentável - disse Simon, rebatendo a declaração de Sarney, que afirmou, no início da semana, não ter sido eleito para limpar as lixeiras do Senado.

As novas denúncias que surgiram nesta quinta-feira contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reforçam a tese de afastamento, segundo senadores ouvidos pelo Sitio Terra.


A edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo aponta que o neto de Sarney, José Adriano Cordeiro Sarney, faria parte de um esquema irregular de crédito consignado pelo Senado, sendo inclusive investigado pela Polícia Federal.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que, no decorrer da semana, já havia sugerido que Sarney de licenciasse do cargo, afirmou, diante das novidades, que a situação torna ainda mais urgente uma providencia neste sentido por parte do presidente.

"Isso confirma a minha sugestão de que o presidente Sarney deve se licenciar. Não podemos julgá-lo por denúncias de jornais, mas também não podemos tê-lo como presidente do seu próprio julgamento", disse.

Fontes ligadas a Sarney asseguram, no entanto, que o presidente acredita que a crise vivida pelo parlamento brasileiro é a mesma observada em outros países e é fruto de um "amadurecimento da democracia". Estando "consciente de seu papel histórico", Sarney jamais se afastaria do cargo por causa de denúncias de jornais.

Mas, para Cristovam, esta é uma visão equivocada. "O presidente já teve cargos tão mais importantes na vida que não está conseguindo ver a real dimensão da crise. Isso acontece com pessoas que ocupam cargos menores do que já ocuparam antes, existe essa tendência de menosprezar a crise", afirma.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) concorda que enquanto as denúncias continuarem o ideal é o presidente se afastar. "A cada dia que passa se torna mais claro que o presidente tem que se afastar. Ele deve sair espontaneamente, sem ter necessidade de surgir um movimento nesse sentido. Ele deve se afastar e deixar que as coisas sejam coordenadas por alguém que tenha mais isenção e que não esteja todo dia nas capas dos jornais", disse.

Já o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), acredita que por mais graves que sejam as denúncias, o presidente tem tomado medidas para conter a crise, atendendo a pedidos das lideranças da Casa.

"Vejo com muita preocupação essa sucessão de denúncias. Cabe ao Senado defender acusações que atingem a instituição, agora as denúncias contra o parlamentar, cabe a ele dar as explicações. Ele tem tomado as decisões corretas e atendido aos apelos dos líderes, mas esta onda interminável de denúncias tem que acabar", disse.

"Ato humanitário"
Apesar da má repercussão da notícia de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), abriga uma funcionária em um prédio restrito a senadores, fontes ligadas a ele esclareceram nesta quinta-feira que tal atitude foi um "ato humanitário" praticado pelo presidente.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a servidora Valéria Freire dos Santos mora a quatro anos num imóvel localizado no térreo de um dos prédios exclusivos para senadores em Brasília.

Mas pessoas próximas ao presidente explicam que a servidora só foi abrigada na casa do zelador localizada no térreo do prédio porque ela teria vivido uma "trágica história" depois que seu marido foi assassinado dentro da residência onde ela vivia com os dois filhos numa cidade satélite próxima a Brasília.

Diante do drama e da dificuldade da família em ter que voltar para a casa onde o pai havia sido assassinado, Sarney teria tomado a iniciativa de oferecer-lhes o apartamento.

Redação Terra

Morre Michel Jackson


Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 - Los Angeles, 25 de Junho de 2009) foi um músico, cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário norte-americano.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("Rei da música Popular"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller[1];


No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[2] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.

Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.

Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreiro solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de muito sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.[3] Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.

MORTE

Em 25 de junho de 2009, Michael Jackson foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na vizinhança de Holmby Hills, Los Angeles, CA, Estados Unidos. Os serviços de emergência médica socorreram o cantor em sua casa, na tentativa de reanimá-lo. Porém, como Jackson se encontrava em estado de coma profundo, ele foi levado às pressas para o hospital universitário da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Desde sua internação, rumores haviam se espalhado pela imprensa confirmando seu falecimento. Às 2h e 06min UTC-8 de 25 de junho de 2009, o site Los Angeles Times tornou-se um dos primeiros a divulgar a morte do astro. Seu falecimento teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de preocupação por parte dos fãs em muitas partes do mundo. Defronte ao hospital da UCLA, muitos fãs do cantor cercaram o prédio à procura de informações sobre a suposta 'morte' de Jackson. Porém, pouco tempo depois da internação de Jackson, sua morte foi absolutamente confirmada.
A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral. Uma posterior análise por peritos e um exame toxicológico serão feitos no corpo do cantor para saber o horário e a razão de sua morte.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jornalismo:PEC exigindo diploma tem 40 assinaturas

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) já conseguiu coletar 40 assinaturas de apoio à apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício da profissão de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas.

Segundo a proposta, o exercício da profissão de jornalista será privativo de portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, acrescenta um parágrafo único, que torna facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

Consultado pela Agência Brasil, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa afirmou “ser possível tornar obrigatória a exigência do diploma por meio de emenda constitucional”. Mas Corrêa chamou a atenção para o risco de a iniciativa ser interpretada como repreensão à decisão do STF, na semana passada, que dispensou o diploma para o exercício profissional de jornalista.

O senador Antonio Carlos Valadares solicitará também que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas. Segundo ele, o objetivo dessas audiências será o de aperfeiçoar o texto da PEC. (Brasília/DF - ABr)

Mega-Sena acumula R$55 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso número 1.085 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 46.002.479,88. No próximo sábado (27), o prêmio sorteado na loteria pode chegar a R$ 55 milhões --maior valor sorteado em 2009--, segundo estimativas da Caixa Econômico Federal.

As seis dezenas sorteadas ontem em Patos (PB) foram: 12 - 21 - 39 - 40 - 50 - 55.

No total, 81 apostadores acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 44.000,86. Já a quadra saiu para 7.674 bilhetes e vai pagar R$ 663,47 para cada apostador.

Quem quiser tentar a sorte no concurso de número 1.086 tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima --de seis números-- custa R$ 1,75.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.

(Folha online)

Vale realiza Dia do Fornecedor em Parauapebas

Evento irá mostrar as vantagens do Programa Inove para desenvolvimento das empresas locais


Ciente de que investir no desenvolvimento dos fornecedores locais gera empregos e melhora a qualidade dos serviços, a Vale realiza, nesta quinta-feira, 25 de junho, o Dia do Fornecedor, um evento com programação totalmente voltada para este público. O encontro, que é uma das ações do Programa Inove para o fortalecimento de pequenos e médios fornecedores da Vale, será de 8h30 às 19h30, no auditório do Hotel Atrium, em Parauapebas. No evento, a Vale vai mostrar novas oportunidades de negócios, bem como novos projetos de desenvolvimento empresarial, tais como a parcerias entre a mineradora e seus fornecedores para o treinamento de mão-de-obra e estímulo à realização de ações socioambientais responsáveis. O evento marcará, também, o lançamento do novo Código de Conduta do Fornecedor. O encontro é também uma boa oportunidade das empresas da região estreitarem os laços com a Vale.
"Queremos trazer nossos parceiros para mais perto da gente. A Vale acredita no potencial de seus fornecedores e pretende utilizar o conhecimento de uma grande empresa para fortalecer e desenvolver os laços comerciais. É um projeto em que todo mundo ganha. Os fornecedores, por poderem se qualificar ainda mais para o mercado; a Vale, visto que terá parceiros mais bem preparados e prontos para responderem às demandas; e a comunidade, uma vez que o projeto acaba gerando emprego e renda", avalia Ricardo Luiz, líder do Programa Inove.
Durante o encontro também serão apresentados os resultados do Programa Inove no Pará, no período de janeiro a maio deste ano, além da divulgação de informações sobre como as empresas podem participar do programa. O relatório de resultados revela que o Inove já começa a mostrar bons resultados. O volume de compras no Pará entre janeiro e maio de 2009 foi de R$ 870 milhões, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total demandado pelas unidades do Pará, 40% foi suprido pelo próprio estado. No ano passado, o percentual foi de 31%.
O Dia do Fornecedor servirá também para que as empresas compreendam melhor os critérios de premiação anual dos melhores parceiros, medidos a partir do Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF). Dentre os fornecedores que tiveram seu desempenho mensurado pelo IDF de serviços, 87% conseguiram notas A e B, o que demonstra o crescimento da qualidade do serviço prestado.
A programação inclui também várias palestras, abordando temas como: "O respeito à vida e os desafios de nosso negócio", "Responsabilidade compartilhada para operações sustentáveis", "Quadrem, como usar a ferramenta e gerar oportunidades para o seu negócio" e "Relações éticas com fornecedores Vale". Também serão apresentados os critérios, metodologia, importância e benefícios do IDF (índice de Desempenho do Fornecedor). Os temas do encontro foram escolhidos pelos próprios fornecedores.
Inove
O Inove foi lançado em dezembro de 2008 como instrumento de fortalecimento das economias locais nas regiões onde a Vale atua. A idéia é estimular a cadeia de pequenos e médios fornecedores locais. Na base de dados da Vale estão hoje cerca de 10 mil empresas cadastradas. A prioridade do Inove é para fornecedores locais com índices crescentes de aquisições nas próprias regiões de atuação da empresa. Até o momento, já foram ou estão em análise, financiamentos que somam R$ 30 milhões. A meta da Vale é captar R$ 120 milhões com os bancos parceiros em 2009. O programa prevê duas linhas de crédito:
1. Crédito Direto ao Fornecedor (CDF), uma solução de capital de giro de curto prazo que possibilita aos fornecedores anteciparem suas faturas, já liberadas no sistema da Vale, junto aos bancos conveniados. O financiamento poderá ser de até 100% do valor do crédito relativo à parcela das prestações de serviços ou fornecimento de bens à Vale;
2. Fundo de Financiamento a Pequenos e Médios Fornecedores (FFF), uma linha mantida pela Vale com instituições financeiras, destinada aos pequenos e médios fornecedores participantes do PDF. O Fundo é de R$ 50 milhões, renováveis, e o limite de operação por contrato, de R$ 2 milhões.
Já as ações de educação do Inove foram estruturadas com base nas demandas dos projetos e operações da Vale, bem como nos temas estratégicos mapeados junto aos demais parceiros do programa. Para isso, a Vale espera capacitar 1.500 pessoas até dezembro deste ano. O Inove atuará também em parceria com os Programas de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e entidades de classe, contribuindo com metodologias e tecnologia de educação para capacitação de trabalhadores e empresários. São três eixos de ação:
1. Atualização - aperfeiçoamento contínuo por meio de seminários técnicos, workshops e eventos com temas relacionados à indústria de mineração, logística, energia e siderurgia;
2. Qualificação - soluções educacionais para desenvolver as competências requeridas para a gestão de uma empresa de classe mundial, com a organização de um programa curricular mínimo para formação de trabalhadores da cadeia de suprimentos;
3. Sustentação - formação de instrutores e apoio à identificação de recursos visando à expansão e/ou melhorias na infraestrutura, recursos tecnológicos, acervos bibliográficos etc. das instituições de ensino e centros de formação participantes.
Parceria
Além das ações de desenvolvimento e capacitação, da oferta de linhas de crédito e da mobilização da cadeia produtiva da Vale, um dos desafios do Inove é estimular a realização de negócios para os fornecedores locais por meio da integração com entidades de classe, órgãos do governo, grandes empresas, instituições financeiras e de ensino. Dessa forma, o Inove vai:
Disponibilizar, com antecedência, as informações de Projetos de Investimentos e Operações da Vale nos estados de sua atuação, com o objetivo de identificar as oportunidades de negócio;
Estimular a formação de consórcios e alianças entre grandes fornecedores e empresas locais para a participação em processos de contratações;
Analisar os incentivos fiscais, tributários e instalações de empresas, junto com fornecedores regionais, entidades de classe e órgãos do governo;
Incentivar o processo de internacionalização dos fornecedores locais, para atuarem em novos mercados, junto aos projetos da Vale no exterior.
Serviço
Evento: Dia do Fornecedor
Data: 25 de junho (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 19h30
Local: auditório do Hotel Atrium (Avenida Liberdade, 192, Rio Verde, Parauapebas).




Assessoria de Imprensa - www.vale.com/saladeimprensa

PARAUAPEBAS FUTEBOL CLUBE

Foi lançado ontem ás 10 horas da noite, no restaurante Sabor e Cia, o primeiro time profissional de futebol em Parauapebas, segue abaixo imagens da apresentação realizada por Milton Zimmer, que presidiu a assembléia.







.

Parauapebas Futebol Clube nasceu há 20 anos atrás, quando em 1989 era fundada a Liga Esportiva de Parauapebas, afirmou Roque Dutra, que agora passa acumular duas presidencias, a da Liga e a do Clube.

O lançamento que aconteceu às 10 horas da noite contou com a presença de autoridades municipais, como vereadores, secretários do governo municipal, vice-prefeito,profissionais liberais, empresários, presidentes de clubes amadores do município e vários jogadores da cidade.

Durante a Assembléia foram abertas condições de aquisições de "jóas" para a participação no clube, esta teve valor estabelecido de 930 reais e poderá ser dividido em até 3 vezes, já mensalidade deve ficar em torno de 25 reais.

Muita emoção e descontração marcou a noite histórica do município, onde a realização desse sonho vem de encontro a um antigo anseio da sociedade, que ultimamente vinha adotando o Águia de Marabá para acolher e torcer. Segundo informou Roque Dutra, nesta semana a direção do clube vai trabalhar na regularização da entidade para que o time, ainda neste ano possa atuar e mostrar o verdadeiro futebol do município.

As Cores do Clube fazem alusão a riqueza da região, o Verde predominante no uniforme principal representam a Floresta de Carajás, o Amarelo e Marron representam nosso minério.

Os coordenadores explicaram que a escolha do nome do time, foi fruto de muita discussão, outros nomes apareceram mas nenhum estava mais próximo do objetivo, que visa fazer reconhecer nossa cidade e sua gente em todo o estado. E todas as vezes que for mencionado nós tenhamos orgulho de sermos Parauapebenses. Por isso Parauapebas Futebol Clube.

O evento encerrou com um jantar em clima de festa e confraternização.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

SUS 20 ANOS

Aconteceu ontem, na Praça do Cidadão, em Parauapebas, a festa de comemoração aos 20 anos da criação do SUS. Além das atividades lúdicas (Teatro com Equipe da Clean, DMTT- Educadores do Trânsito, Monteirinho do Acordeão e Mariano dos Teclados ), o evento contou ainda com os serviços de aferição de pressão, distribuição de preservativos e escovas de dente, palestras educativas, vacinações, panfletagem e avaliações nutricionais.
















Conheça a história do SUS

Muita gente já ouviu falar no SUS, o Sistema Único de Saúde de nosso país. O SUS é um sistema, composto por muitas partes e, por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

O SUS existe há pouco tempo. Surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existente em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Nos anos 70 e 80, vários médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde levaram adiante um movimento, o "movimento sanitário", com o objetivo de criar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento orientava-se pela idéia de que todos têm direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo.

A Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema. Portanto, o SUS resultou de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos por um grande número de pessoas.

O Sistema Único de Saúde tem seus serviços administrados pelos governos federal, estaduais e municipais e por organizações cujo objetivo é garantir a prestação de serviços gratuitos a qualquer cidadão.

Em locais onde há falta de serviços públicos, o SUS realiza a contratação de serviços de hospitais ou laboratórios particulares, para que não falte assistência às pessoas. Desse modo, esses hospitais e laboratórios também se integram à rede SUS, tendo que seguir seus princípios e diretrizes.


FONTE: www.zedudu.com.br

dia internacional do leite em Canaã

Uma parceria entre Sebrae, Agencia de Desenvolvimento Canaã e prefeitura municipal realizou um diagnóstico rural onde constatou a necessidade de realizar capacitação da mão-de-obra, tanto na gestão da produção leiteira como na lida do dia-a-dia, no manuseio da fazenda.

A história está começando a mudar, produtores que antes tinham 150 cabeças gado para produzir 250 litros de leite, hoje com apenas 70 produzem a mesma quantidade, isto é, houve um aumento significativo na produção.

Associado a investimentos em melhoramento genético, em novos equipamentos tecnológicos, pasto rotacional e inseminação artificial, os cursos de qualificação estão mudando a vida no campo.

O dia internacional do leite trouxe dados importantes para o conhecimento da população: -A bacia leiteira de Canaã produz 45 mil litros de leite por dia, gerando
em torno de mil empregos diretos e é responsável por uma injeção no comércio local de cerca de meio milhão de reais por mês.

O município comemorou a data com uma vasta programação que começou na Câmara de vereadores onde foram realizadas palestras sobre leis ambientais, doenças do gado leiteiro, rotação de pastagem, entre outros.

Já era tarde quando uma exposição de leite e derivados chamou a atenção da população na Praça da Bíblia, no centro da cidade, para encerrar foi exibido um pequeno documentário sobre o dia-a-dia de uma família que tem no leite sua principal fonte de renda.

7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Parauapebas

Comasp realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Parauapebas
Após a realização das pré-conferências na Apae, Pastoral da Criança, Cras, Cimi, Projeto Pipa e Fam, foi realizada nos dias 19 e 20 de junho, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Parauapebas, com o tema “Participação e controle social”, onde estiveram presentes entidades e organizações de assistência social governamentais e não-governamental, além de várias autoridades.



O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), com o objetivo de discutir o processo histórico da participação popular no país, trajetória e significado do controle social na política e o conselho de assistência social.




A conferência teve abertura no dia 19, com palestras, apresentação dos usuários de dança do Projeto Pipa e várias autoridades do município que prestigiaram o evento. Autoridades como o vice-prefeito Afonso Andrade, representando o prefeito; chefe de gabinete José das Dores (Coutinho); o secretário da Semas, Altamiro Borba; entre outras pessoas importantes, estiveram na conferência.
Dia 20, a conferência teve início com palestra de orientação e introdução aos trabalhos, e divisão dos eixos temáticos dos grupos. Ao meio-dia, teve o intervalo para o almoço e no retorno exposição das propostas para aprovação na plenária. Também houve o momento para leitura e aprovação/rejeição das moções, e logo em seguida a eleição dos delegados para a VII Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em Belém, onde foram eleitos oito delegados da sociedade civil e oito delegados do governo.




Delegados governamentais: Altamiro Borba, Antônia dos Santos, Fabiano Marinho, Cristiane Leão, Juliane, Marilucia Maués, Dionísio, Weyh e Anderson Jean.
Delegados sociedade civil: Edvaldo Ribeiro, José de Ribamar Moura, Jurema Suely, Gildete Prates, Leane Marques, Harley Costa, Francisco Cleiton e Maraia da Guia.
Os eleitos estarão indo à capital paraense em busca de poder trazer melhorias e recursos ao município para melhor atuação das entidades na parte social de Parauapebas.

(Deicharles Damascena)

Marabá é proibida de plantar soja

De 15 de julho a 15 de setembro, as microrregiões de Conceição do Araguaia, Redenção, Itaituba, Marabá e Altamira estão proibidas de plantar soja. A vedação do plantio se estende de 1º de outubro a 30 de novembro às microrregiões de Santarém, Altamira, Paragominas, Bragança e Guamá. Em todas as regiões citadas, nos respectivos períodos em que o plantio estará proibido, é obrigatório também o extermínio de plantas que tenham nascido voluntariamente - na queda dos grãos em terrenos durante o transporte.

A moratória para o plantio de soja integra o conjunto de medidas adotadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para o combate à ferrugem asiática, uma praga que ataca a soja e pode causar terríveis prejuízos à plantação. O rápido amarelecimento da planta, com queda das folhas, causa perdas de 30% a 75% da produção. Atendendo à Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Adepará instituiu o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, cuja responsabilidade é planejar, executar e fiscalizar o vazio sanitário da soja no Estado - uma prática que impede o plantio de soja por determinados períodos, de acordo com as peculiaridades de cada microrregião paraense, no intuito de evitar a contaminação da ferrugem asiática nas plantações do território do Estado.

Amparada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), a moratória da soja busca o fortalecimento do sistema da produção agrícola do grão no Pará e manutenção da arrecadação de impostos decorrentes desta produção. (Agência Pará)

hoje 45 milhões na mega- sena

A Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1085, que será sorteado nesta quarta-feira (24), em Patos (PB). Este é o maior prêmio oferecido em 2009 pelas Loterias CAIXA. Em toda a história, o maior prêmio foi pago a um baiano de Salvador, em 1999: R$ 64,9 milhões.

Para conquistar uma quantia igual ao prêmio de R$ 45 milhões, um trabalhador que ganha por mês um salário mínimo (R$ 465) precisaria esperar mais de oito mil anos. Se aplicado na poupança, o rendimento mensal do prêmio seria de R$ 315 mil, o equivalente a 677 salários mínimos. Isso significa que todo dia o apostador ganharia R$ 10,5 mil, ou R$ 437 por hora.

Com o dinheiro intacto na poupança, a cada mês, o sortudo poderia comprar pelo menos duas casas no valor R$ 150 mil ou 14 carros populares 0 km. Com o prêmio pode-se comprar 9 mil motos de 125 cilindradas no valor de R$ 4.999,00; 2 mil carros populares de R$ 22,5 mil; ou 300 apartamentos.

Diário do Pará.

terça-feira, 23 de junho de 2009

ESTUPRADORES E PEDÓFILOS AGRADECEM O APOIO

TJE: Luiz Sefer responderá processo em liberdade
Desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do TJE apreciaram cerca de 40 pedidos de habeas corpus, em sessão ordinária do órgão colegiado realizada nesta segunda feira. Sob a presidência da desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha, vice-presidente do Tribunal de Justiça, durante a sessão foi apreciado, entre os recursos, o mérito do pedido de hábeas corpus liberatório em favor de Luis Seffer, preso no Rio de Janeiro no último dia 25 de maio.

À unanimidade os desembargadores das Câmaras Criminais decidiram que Luiz Afonso Seffer, respondendo por crime de estupro e atentado ao pudor, reúne condições de responder o processo em liberdade. A decisão confirmou a liminar deferida no último dia 29 de maio, pelo desembargador Raimundo Holanda Reis, relator do HC.

O ex-deputado estadual responde perante a Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes por abusar sexualmente de uma menina de 13 anos, que trouxe do interior para morar em sua casa. A prisão preventiva foi decretada pelo juiz que responde pela Vara Penal, Eric Aguiar, a pedido do promotor de justiça que atua no caso.

Repercussão

Para o Deputado Estadual Arnaldo Jordy, não há o que discutir em relação a decisão da justiça “é lamentável que a justiça no nosso país esteja tão atrasada. Existem uma série de acusados presos no Brasil e no Pará, com mesmo porte do deputado. Infelizmente, a lei não tem mesmo peso para todas as pessoas. Respeitamos a decisão, isso não se questiona. No entanto, esperamos que justiça seja feita, pois a punição dos culpados punidos é a única forma de interditar a reprodução do crime de pedofilia” lamenta o Deputado.

Jordy também afirma que continuarão os trabalhos de combate a pedofilia “Isso não vai atrapalhar nosso dever de apresentar e investigar os crimes de pedofilia. Isso continuará sendo feito com a imparcialidade e a responsabilidade que nos é exigida. Muita gente apostava que o caso Sefer não daria nada, ia dar em pizza, mas nós fizemos a nossa parte. Agora é a vez do poder judiciário fazer o mesmo" declara.

O advogado de Seffer, Oswaldo Serrão, comenta a decisão "Ela veio confirmar as razões do nosso habeas corpus e reconheceu que a decisão anterior não estava fundamentada de acordo com a lei. O juiz não apontava fatos concretos, com decisões baseadas em hipóteses sem juízo de valor" argumenta.


COMO DIRIA BORIS CASOY "ISSO É UMA VERGONHA"
(Diário Online/Ascom/TJE)

Protesto de jornalistas reune 69 pessoas

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) promoveu uma manifestação hoje (22), na praça Felipe Patroni, em Belém, contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a exigência do diploma de jornalismo para os profissionais da área. Segundo a organização do protesto, 69 pessoas, entre jornalistas e estudantes de diversas faculdades participaram da ação, que foi marcada por faixas, palavras de ordem e narizes de palhaço.

Segundo os estudante de jornalismo, Wildes Lima, o grupo participará de diversos atos para tentar criar um modo de reverter a decisão do STF “Já estamos com uma assessoria jurídica para sabermos como podemos entrar com um processo de ressarcimento de danos. Investi 18 mil reais nos últimos dois anos e não sei mais se vale à pena continuar a faculdade. Já tem gente querendo desistir do próximo semestre” diz o estudante.

Vários estudantes de faculdades particulares, à exemplo de Wildes, já começam a pensar em largar o curso. Pensando nisso, a Unama BR promoverá amanhã (23), uma reunião com os alunos do curso de jornalismo com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o andamento do curso.

Na próxima quarta-feira (24), o Sinjor-Pa se reunirá com a Assembléia Legislativa na tentativa de conseguir o apoio dos deputados estaduais “Nós queremos o apoio dos deputados para chegar mais próximo de Brasília. Vamos lutar pela criação de uma lei, que possa mudar essa situação” diz Wildes.

(Diego Andrade/Diário Online)

COMETÁRIO DESTE BLOGGER

Aqui mais uma vez vemos a distância daqueles que nos representam, principalmente de nós que somos do "interior", por aqui até o salário era para ser inferior ao dá capital. Atitudes como esta é que deixam uma lacuna entre os representantes de sindicatos de comunicação de Belém ao resto do estado.

FUNCIONÁRIO DA VALE COM GRIPE SUÍNA

A Vale informou ontem que um consultor da empresa foi diagnosticado com a gripe suína no dia 19, quando voltou de uma viagem à Argentina. O homem presta serviço no 30º andar do Edifício Santos Dumont, no Centro do Rio, e está em isolamento domiciliar. De acordo com nota da empresa, o consultor "passa bem e apresenta melhora importante dos sintomas".

A Vale informou ainda que recomendou a todas as pessoas que trabalham no mesmo andar ou que tiveram contato próximo que procurem o posto de saúde municipal mais próximo de sua residência. O prestador de serviços que adoeceu não circulou por outras unidades da empresa e só manteve contato com as pessoas que trabalham no 30º andar.

fonte: Diário do Pará.

assassinato no núcleo de Carajás

O Núcleo urbano de Carjás foi palco nesta manhã de segunda-feira de desfecho brutal entre dois irmãos paternos, Raimundo de 31 anos desferiu diversas facadas em Izaias de 19 anos. Por motivos fúteis os irmãos vinham se desentendendo há cerca de 4 meses, ontem quando Raimundo falou ao irmão que iria chamar a polícia por se sentir ameaçado, Izaias o atacou e este teria se defendido com um instrumento de trabalho, uma faca. Relatou Raimundo para este blogger ao vivo através da Arara Azul FM. Este foi o primeiro caso registrado de assassinato no núcleo urbana de Carajás, que no ano passado, além dos acidentes de trabalho, chamou a atenção para um suposto caso de pedofilia envolvendo um funcionário da vale e um menor de 10 anos.
A família do menor se sentiu obrigada a ir embora da cidade.

PRODUTORES RURAIS REALIZAM CAVALGADA ECOLÓGICA

Está se aproximando a segundo versão da Cavalgada Ecológica que caiu como uma luva para os produtores rurais da região para comungar práticas que vão ao encontro dos anseios daqueles que disseminam a agonia no estado do Pará.
A Cavalgada acontece a partir do dia 30 de junho até 4 de julho, em meio às discussões sobre a exportação da carne do Pará. Os pecuaristas participarão de plantio de mudas e acompanharão palestras sobre meio ambiente e produção rural.
Adesivos estão sendo distribuídos com a frase:
Já se alimentou hoje? Agradeça ao produtor rural.

Integrantes da bancada do agronegócio preveem que a perseguição aos produtores de gado na Amazônia, mediante exigências ambientais, pode gerar uma crise de abastecimento de carne e pressionar os preços do produto. "Para nós do Sul é ótimo. Se a arroba de carne está R$ 80, vai para R$ 150. A inflação vai explodir. Vamos deixar. Acho que estamos do lado errado", disse o deputado Cezar Silvestri (PPS-PR). As declarações foram feitas em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para discutir a suspensão do Decreto 6.514/08, que institui multa para o proprietário de terra que deixar de registrar em cartório a reserva legal.

O Grupo Pão de Açúcar, seguindo recomendação do Ministério Público Federal, anunciou a suspensão da compra de carne de 11 frigoríficos do Pará que supostamente comercializam carnes provenientes de áreas desmatadas. Outras redes já fizeram o mesmo.

Abelardo Lupion (DEM-PR) chamou os procuradores que promovem o boicote à carne produzida no Pará de "moleques irresponsáveis". "Estão inviabilizando um estado inteiro. Quem foi para o Pará para instalar indústria e promover o desenvolvimento daquele estado hoje está sendo punido", disse.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), "vai faltar carne lá em São Paulo e no Rio de Janeiro". Ele disse que o Brasil pode repetir a Argentina, em que um impasse político em torno da tributação da exportação de produtos agrícolas provocou crise de desabastecimento.

O frigorífico Marfrig informou, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que não possui unidades no Pará e não foi notificado pelo Ministério Público Federal (MPF) ou cadeias de supermercados acerca do embargo das três maiores redes do País a carnes produzidas naquele Estado.

Operação Abate

Os frigoríficos JBS-Friboi e Margen estão entre as empresas que podem ter sido beneficiadas em um suposto esquema desarticulado em Rondônia pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de prisão, além de 43 de busca e apreensão. A operação Abate - como foi chamada a ação - é resultado de um ano de investigações em que se apurou uma série de crimes cometidos para favorecer frigoríficos, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia.




Fonte: DCI

Vereadores de Parauapebas em Brasília

Categoria: Câmara, Parauapebas, Pará, Política, Vereadores;
No início desta semana, entre os dias 16 e 18 de junho, uma comitiva de vereadores de Parauapebas esteve em Brasília no intuito de olvidarem esforços para obterem benefícios, projetos e recursos federais para nosso município.

Parauapebas Século XXI
A comitiva, encabeçada pelo presidente da CMP, o vereador Euzébio Rodrigues (PT), foi composta pelos vereadores Miquinha da Palmares (PT), Raimundo Vasconcelos (PT), José Alves (PT) e Wolner Wagner (PSDC), foi a capita federal para acompanhar a elaboração das propostas orçamentárias da bancada federal paraense na Câmara dos Deputados, que é coordenada pelo deputado Paulo Rocha (PT).

Além disso, também estava na programação previamente agendada,uma audiência com a doutora Maria Amélia Enriques, secretária adjunta do Setorial de Mineração do Ministério das Minas e Energia (MME). A dita audiência, realizada na tarde da terça feira (16/06), contou com a participação dos vereadores Euzébio Rodrigues (PT) e Wolner Wagner (PSDC), estavam também presentes o coordenador de projetos do MME, Frederico Barbosa, e o advogado Lindolfo de Carvalho Mendes, que tem sido o principal contato da CMP em Brasília, além da já citada secretária adjunta.

Como resultado deste encontro, ficou marcado uma visita da doutora Maria Amélia, provavelmente em fins de agosto próximo (21 e 22 – mais precisamente), acompanhada do mencionada coordenador de projetos do MME, à cidade de Parauapebas e o apoio logístico do MME ao Seminário Parlamentar sobre Mineração e Desenvolvimento Regional que será promovido pela CMP.

O Setorial de Mineração do MME também assumiu compromisso com os vereadores parauapebenses de participar e coordenar a elaboração do “Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Parauapebas Século XXI” (nome ainda provisório). Este Plano Parauapebas Século XXI terá por objetivo estabelecer metas de desenvolvimento de atividades econômicas complementares à mineração e tentar a implementação de um pólo tecnológico em nosso município, a ser plenamente consolidado até o ano de 2020.

Ao final da audiência no MME, ficou estabelecida uma parceria entre o Setorial de Mineração do MME e a CMP para o planejamento e a realização do citado seminário, que deverá também contar com a participação de várias instâncias da administração pública nos três níveis (municipal, estadual e federal).
Agenda com a bancada federal paraense

Na quarta feira (17), a comitiva da CMP passou todo o dia nas dependências do Congresso Nacional, onde participou, em parte ou no todo, de várias audiências com os deputados federais do Pará, a começar por um encontro com o deputado Beto Faro (PT) e a bancada petista de vereadores.

Neste encontro, além de avaliação política da conjuntura do sudeste do Pará como um todo, e da situação da região polarizada por Parauapebas em particular, o deputado petista negociou com os vereadores a inclusão de nossa cidade em alguns programas de fomento agrícola do Governo Federal que serão criados em 2010, destacando-se, entre eles, uma política de financiamento para a mecanização da agricultura familiar. Os vereadores Miquinha da Palmares (PT) e José Alves ficaram encarregados de preparar uma lista contendo as principais reivindicações dos pequenos produtores de nossa região que será enviada para o deputado Beto Faro, que assumiu o compromisso de incluí-las no projeto orçamentário de 2010.

Depois desta audiência, os vereadores parauapebenses foram recebidos pelo deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB). Uma vez mais nossos edis apontaram uma série de reivindicações de nossa região e obtiveram do nobre deputado o compromisso de levá-las adiante. Dentre as que ficaram plenamente acordadas, merece destaque a inclusão no orçamento federal de verba para a melhoria do estádio e para a aquisição de ambulâncias para as vilas Palmares I e II. O deputado peemedebista também confirmou sua visita à nossa cidade neste sábado para assistir a partida entre Águia de Marabá e Paysandu de Belém no estádio Rosenão.

Finalizando a agenda da manhã, os vereadores foram recebidos pela deputada federal Bel Mesquita (PT) para uma longa conversa sobre política e sobre a elaboração de propostas orçamentárias para o direcionamento de projetos e benefícios federais para nossa cidade. A deputada explicou aos vereadores como se procedia para a apresentação destas propostas e apresentou algumas das que já estão prontas, e que deverão ser implantadas mais rapidamente em nossa cidade, como é o caso da Praça da Juventude, já aprovada e em andamento.

A deputada peemedebista também convidou nossa comitiva para acompanhá-la na reunião da bancada federal paraense, que se realizou no final da tarde, e também contou com a participação, além e todos os parlamentares, com vários prefeitos paraenses, que também estavam em Brasília, e cujo mote principal era a crise que se estabeleceu no setor agropecuário do estado, com reflexos em toda a economia, depois que o Ministério Público Federal determinou multas para quem comprar carne bovina de “áreas devastadas”.

Proposta orçamentária da bancada prevê criação da UFSPA
Na parte da tarde, enquanto esperavam a reunião com a bancada federal paraense, os vereadores se dividiram em dois grupos para olvidar esforços no intuito de garantir que a proposta da criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UFSPA) fosse incluída no projeto orçamentário de 2010 e também para acompanhar a votação da Emenda Constitucional 47 – chamada de “PEC dos Vereadores”, no plenário do Senado Federal.

Depois, finalizando toda a programação agendada, os vereadores foram acompanhar a reunião da bancada federal paraense para, sob orientação do vereador Euzébio Rodrigues (PT), pressionar nossos representantes federais a assegurar a inclusão da proposta para a criação da UFSPA, cujo compromisso já havia sido assumido pela deputada Bel Mesquita (PMDB) e pelo deputado Paulo Rocha (PT), coordenador da bancada.

E, conforme esperado, os parlamentares supra citados se encarregaram de convencer o restante da bancada da importância para nossa região da criação de tal estabelecimento de ensino superior: o que não foi difícil, visto que logo foi obtida a adesão dos deputados Beto Faro (PT), José Geraldo (PT), Zequinha Marinho (PMDB) e Asdrúbal Bentes (PMDB). A partir daí foi só esperar a confirmação da inclusão da proposta como sendo de toda a bancada.

A deputada Bel Mesquita (PMDB) e o deputado Paulo Rocha (PT), então, apresentaram a reivindicação feita pelo vereador Euzébio Rodrigues (PT) e toda a bancada concordou em incluir nossa reivindicação na proposta orçamentária da bancada, ainda que em detrimento de outros projetos, pois, conforme destacou Paulo Rocha, “a criação de uma universidade é por demais importante para região e sua urgência é evidente”.

No acordo feito pela bancada, a deputada federal Bel Mesquita, conforme compromisso assumido com nossos vereadores durante sua audiência com estes, se encarregará de apresentar o projeto de instalação do campus da futura UFSPA em Parauapebas, o que, segundo a própria, “será feito imediatamente partindo do que já vem sendo levado a cabo pela Comissão de Defesa da UFSPA”, que já vem envidando esforços para a elaboração do projeto.

Texto: Leônidas Filho – ASCOM Câmara de Vereadores de Parauapebas

FONTE:WWW.ZEDUDU.COM.BR

Deu a louca no Faustão

O barrigudo, de jeito estúpido de se vestir e que agora está piorando também de humor, Fauto Silva apresentador de 5 milhões de reais por mês, está de mal a pior. Imaginem, ou melhor milhões de brasileiros assistiram ao vivo e em cores no último Domingão do Faustão, em um link aberto com Patrícia Poeta,e sentiram o gosto de um pouco de seu veneno. A apresentadora do também dominical Fantástico apresentava as atrações do programa, Patrícia Poeta, foi surpreendida ao perguntar para o Fautão "Sobre o motivo das modelos estarem em trajes mínimos descendo a montanha russa", ele por sua vez começou a resmungar sem a menor cerimônia sobre a atração, enfatizando apenas que a cena era para buscar audiência, e que ele mesmo já o teria feito antes e finalizou "Pra cima de moà, Pô!!??, Quer enganar quem?".

Fausto Corrêa da Silva, (Araras, 2 de maio de 1950) é um radialista, jornalista e apresentador de televisão.

Faustão recentemente renovou contrato com a Rede Globo até 2.017 ganhando a bagatela de 5 milhões de reais ao mês, talvez a falta de humor não passe de prepotência e falta de respeito com os colegas de trrabalho ou com os telespectadores ou ainda a insatisfação com a produção do Fantástico, recentemente bastante criticada por abordar "atrações e formatos" muito parecidos com o Vídeo Show e também com o próprio Domingão do Fautão. O que explicaria, mas não justificaria tanta estupidez.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Curió abre arquivo e diz que Exército executou 41

O relato do oficial confirma e dá detalhes da perseguição (AE)Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Até hoje eram conhecidos 25 casos de guerrilheiros mortos.


Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. A reportagem de O Estado de S. Paulo revela ainda a lista inédita dos guerrilheiros mortos no Araguaia, disponível apenas para assinantes.

Até a abertura do arquivo de Curió, eram conhecidos 25 casos de execução. Agora há 16 novos casos, reunidos a partir do confronto do arquivo do major com os livros e reportagens publicados. A morte de prisioneiros representou 61% do total de baixas na coluna guerrilheira.

Uma série de documentos, muitos manuscritos do próprio punho de Curió, feitos durante e depois da guerrilha, contraria a versão militar de que os mortos estavam de armas na mão na hora em que tombaram. Muitos se entregaram nas casas de moradores da região ou foram rendidos em situações em que não ocorreram disparos.

Os papéis esclarecem passo a passo a terceira e decisiva campanha militar contra os comunistas do PC do B - a Operação Marajoara, vencida pelas Forças Armadas, de outubro de 1973 a janeiro de 1975. O arquivo deixa claro que as bases de Bacaba, Marabá e Xambioá, no sul do Pará e norte do Estado do Tocantins, foram o centro da repressão militar.



DESCRIÇÕES

O guerrilheiro paulista Antônio Guilherme Ribas, o Zé Ferreira, teve um final trágico, descrito assim no arquivo de Curió: “Morto em 12/1973. Sua cabeça foi levada para Xambioá”. O piauiense Antonio de Pádua Costa morreu diante de um pelotão de fuzilamento em 5 de março de 1974, às margens da antiga PA-70. O gaúcho Silon da Cunha Brum, o Cumprido, entrou nessa lista. “Capturado” em janeiro de 1974, morreu em seguida. Daniel Ribeiro Calado, o Doca, é outro da lista: “Em jul/74 furtou uma canoa próximo ao Caianos e atravessou o Rio Araguaia, sendo capturado no Estado de Goiás”.

Só adolescentes que integravam a guerrilha foram poupados, como Jonas, codinome de Josias, de 17 anos, que ficou detido na base da Bacaba, no quilômetro 68 da Transamazônica. Documento datilografado do Comando Militar da Amazônia, de 3 de outubro de 1975, assinado pelo capitão Sérgio Renk, destaca que Jonas ficou três meses na mata com a guerrilha, “sendo posteriormente preso pelo mateiro Constâncio e ‘poupado’ pela Força Federal devido à pouca idade”.

Curió permitiu o acesso do Estado ao arquivo sem exigir uma avaliação prévia da síntese, das conclusões e análises dos documentos. Ele disse que essa foi uma promessa que fez para si próprio. Passadas mais de três décadas, a história da terceira campanha ainda assusta as Forças Armadas: foi o momento em que os militares retomaram as estratégias de uma guerra de guerrilha, abandonadas havia mais de cem anos.

“Até o meio da terceira campanha houve combates. Mas, a partir do meio da terceira campanha para frente, houve uma perseguição atrás de rastros. Seguíamos esse rastro duas, três semanas”, relata. “A terceira campanha é que teve o efeito que o regime desejava.”

Um dos algozes do movimento armado na Amazônia, ele mantém um costume da época: não se refere aos guerrilheiros como terroristas, como outros militares. “Em hipótese alguma procuro denegrir a imagem dos integrantes da coluna guerrilheira, daquela juventude”, diz. “O inimigo, por ser inimigo, tem de ser respeitado.”

Ele ressalta que, como um jovem capitão na selva, tinha ideal: “Queria ser militar porque queria defender a pátria, achava bonito. Alguns guerrilheiros tinham os mesmos ideais que nós. Mas nossos caminhos eram diferentes. Eu achava que o meu caminho era o correto. Eles achavam que o deles era o correto. Não eram bandidos, eram jovens idealistas”.

No livro "A Ditadura Escancarada", o jornalista Elio Gaspari diz que “a reconstrução do que sucedeu na floresta a partir do Natal de 1973 é um exercício de exposição de versões prejudicadas pelo tempo, pelas lendas e até mesmo pela conveniência das narrativas”. E emenda: “Delas, a mais embusteira é a dos comandantes que se recusam a admitir a existência da guerrilha e a política de extermínio que contra ela foi praticada”.

MOTIM

Essa política de extermínio fica um pouco mais clara com a abertura do arquivo de Curió. Pela primeira vez, a versão militar da terceira e decisiva campanha é apresentada sem retoques por um participante direto das ações no Araguaia.

Curió esteve envolvido no motim contra o presidente Geisel (1977), no comando do garimpo de Serra Pelada (1980-1983), na repressão ao incipiente Movimento dos Sem-Terra no Rio Grande do Sul (1981) e à frente de uma denúncia decisiva no processo de impeachment de Fernando Collor (1992).

O arquivo dá indicações sobre a política de extermínio comandada durante os governos de Emílio Garrastazu Medici e Ernesto Geisel por um triunvirato de peso. Na ponta das ordens estiveram os generais Orlando Geisel (ministro do Exército de Medici), Milton Tavares (chefe do Centro de Inteligência do Exército) e Antonio Bandeira (chefe das operações no Araguaia). Curió lembra que a ordem dos escalões superiores era tirar de combate todos os guerrilheiros. “A ordem de cima era que só sairíamos quando pegássemos o último.”

“Se tivesse de combater novamente a guerrilha, eu combateria, porque estava erguendo um fuzil no cumprimento do dever, cumprindo uma missão das Forças Armadas, para assegurar a soberania e a integridade da pátria.”

O QUE FOI A GUERRILHA

Em 1966, integrantes do PC do B começaram a se instalar em três áreas do Bico do Papagaio, região que abrange o sul do Pará e o norte do atual Estado do Tocantins. A Guerrilha do Araguaia era composta por uma comissão militar e pelos destacamentos A, B e C.

Da força guerrilheira, 98 pessoas pegaram em armas ou atuaram em trabalhos de logística. Deste total, 78 foram recrutadas pelo partido nas grandes metrópoles brasileiras e 20 na própria região do conflito.

Entre 1972 e 1974, as Forças Armadas promoveram três campanhas na tentativa de eliminar a guerrilha - só venceu na última. A repressão contou com cerca de 5 mil agentes, incluindo homens das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil.

O conflito deixou um saldo de 84 mortos, sendo 69 guerrilheiros ou apoios da guerrilha, 11 militares e 4 camponeses sem vínculos com o partido ou o Exército. Vinte e nove guerrilheiros sobreviveram às três campanhas. (Estadão.com)

Notícias relacionadas:

- Vítimas da guerrilha são anistiadas pela União

- Tortura não é crime político, afirma Tarso Genro

- MJ anuncia julgamento da Guerrilha do

sábado, 20 de junho de 2009

IGREJA CATÓLICA DE PARAUAPEBAS GANHA ESPAÇO NA TV

Depois de fazer sucesso na Arara Azul Fm com o programa "Rezando com a Família" indo ao ar de segunda a sexta às 18 horas e aos sábados às 07 horas, agora os Padres Luiz Weber e Hudosn Rodrigues estream neste domingo,logo após a Santa Missa exibibida pela Rede globo e antes do Liberal Comunidade,Canal 12.

A iniciativa partiu da própria emissora que tem como objetivo tornar a emissora cada vez mais próxima da comunidade local.

Os padres estão empolgados com este novo projeto que visa levar mensagens de fé aos membros das comunidades, apesar do tempo que parece ser pouco, apenas 1 minuto, mas é uma grande oportunidade para divulgar a palavra de Deus.
A meta agora é investir em produção, pois 1 minuto na tv é diferente do rádio, pois tv requer mais estrutura.

Este blog deseja aos eclesiásticos sucesso neste novo desafio, e Deus sempre nos abençoou e não será diferente nesta nova etapa de suas vidas, parabéns.

BAIXA PREÇO DE MINÉRIO

Vale e ArcelorMittal fecham preço de referência do minério de ferro e pelotas para 2009



A Vale concluiu a negociação do reajuste do preço de referência do minério de ferro e pelotas para 2009 com a ArcelorMittal Sourcing S.C.A (ArcelorMittal).

Como resultado destas negociações, o preço de referência para o minério de ferro fino reduziu em 28,2% e granulado em 44,47% em relação ao de 2008.

Os novos preços de referência para 2009, em tonelada métrica seca (dmt), são US$ 0,9651 por unidade de ferro para o minério de ferro fino do Sistema Sul e Sudeste (SSF), US$ 1,0095 para o fino de Carajás (SFCJ) e US$ 1,0962 para o granulado do Sistema Sul.

O preço das pelotas reduziu 48,3% em relação a 2008 e o novo preço de referência para 2009 em tonelada métrica seca (dmt) é de US$ 1,1384 por unidade de ferro para pelotas de alto forno e US$ 1,2523 para pelotas de redução direta.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aprovação de Lula é de 80%, diz CNI/Ibope

A aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de 80% de acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta terça-feira (9). Para 68% dos entrevistados o governo Lula é ótimo e bom. São 76% os brasileiros que confiam no presidente, segundo a pesquisa.

O nível de aprovação ao presidente se recupera depois de cair para 78% em março e retorna aos mesmos 80% registrados em setembro de 2008, antes do estouro da crise financeira internacional. Em dezembro do ano passado, Lula alcançou a sua maior aprovação na série da pesquisa Ibope, com aprovação de 84%. A desaprovação ao presidente em junho deste ano é de 16%, enquanto 4% não opinaram.

Na avaliação do governo, os números também retornaram ao cenário pré-crise. Os 68% de ótimo e bom superam os 64% registrados em março, mas estão ainda abaixo dos 73% registrados em dezembro do ano passado. Na pesquisa atual, 24% consideram o governo regular e apenas 8% avaliam a administração como ruim ou péssimo.

O índice de confiança no presidente seguiu os mesmos gráficos das outras questões. Na pesquisa atual, 76% disseram confiar no presidente, enquanto 21% não confiam. Os outros 3% não opinaram. O índice de confiança é menor apenas do que os registrados em dezembro do ano passado e em março de 2003, logo após a posse no primeiro mandato.

Para 45% dos entrevistados, o segundo mandato de Lula é melhor que o primeiro. Em março esta opinião era de 41%. Para 40%, os dois mandatos são iguais, enquanto 14% acreditam que o governo piorou no segundo mandato. A nota do presidente Lula ficou em 7,5, a segunda melhor desde o início do governo, ficando apenas atrás dos 7,8 registrados em dezembro do ano passado.

De acordo com a pesquisa, o Nordeste é a região em que o presidente registra o maior índice de aprovação (92%). Na região Sul, a aprovação de Lula ficou em 66%, o menor índice por regiões.

A aprovação de Lula é maior entre os homens (83%) do que entre as mulheres (77%). Por idade, os eleitores com mais de 50 anos são os que mais aprovam (84%). Entre os eleitores com 40 e 49, a aprovação está no pior patamar, 73%.

A aprovação é melhor também entre os que estudaram até a quarta série do ensino fundamental (85%). Entre os pesquisados com nível superior a aprovação ficou em 72%, no menor patamar por escolaridade.

A pesquisa foi realizada de 29 de maio a 1 de junho com 2.002 entrevistados em 143 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.(G1)

GUGU VAI PARA A RECORD

Contrato de Gugu na Record será de oito anos; Silvio brinca que até ele iria.
Aquela história da Record não querer contratar ninguém do SBT não existe. Ou, pelo menos, não existe mais. Depois da Ana Paula Padrão, agora é a vez de Gugu Liberato. Tudo certo para a sua contratação. Gugu deve receber R$ 3 milhões por mês e poderá levar boa parte da sua atual equipe de produção, que será paga pela emissora. Contrato deve ser de oito anos.


Gugu deve aceitar a proposta? Comente.
GUGU ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO PARA ASSINAR COM A RECORD

Na noite de segunda-feira, Gugu levou essa proposta ao conhecimento de Silvio Santos, que não teve como cobrir. Pessoas próximas aos dois contam que, ao tomar conhecimento dos valores, SS teria brincado dizendo que por este dinheiro até ele iria.

Resta saber como ficarão as coisas a partir de agora. O atual contrato do apresentador com o SBT vai até março do ano que vem. Se ele será liberado antes do prazo ou obrigado a cumprir até o fim, é uma questão a ser discutida.

Importante recordar que essa é uma paquera antiga. Há cerca de dois anos, chegou a acontecer uma conversa da Record com Gugu.
Naquela ocasião, não deu em nada. Agora, a situação é bem outra.

Por fim, convém destacar, Gugu Liberato, com o seu "Domingo Legal", já de alguns anos, é a maior audiência do SBT. A sua saída pode provocar uma mudança das mais interessantes no panorama atual.

Em todo este quadro que hoje envolve a negociação do Gugu com a Record, o "Pânico" já aparece como outro componente conhecido. Tutinha e Emílio Surita, além do almoço no novo restaurante executivo do SBT, passaram quase três horas reunidos com Daniela Beyruti e Guilherme Stoliar, na tarde de ontem.

O interesse do SBT na turma do "Pânico" vem de muito tempo. O empecilho, que agora pode deixar de existir, sempre foi um horário aos domingos. Dominado pelo GUGU epelo próprio SS. Agora é uma outra situação.

FONTE:Flávio Ricco
Colaborou José Carlos Nery

AUDIENCIÊNCIA PÚBLICA

Nesta terça-feira, em Canaã dos Carajás, foi realizada uma audiencia no salão do fórum da cidade. Simpatizantes do ex-prefeito Joseilton Ribita mobilizaram um grupo de pessoas para se manifestarem no fórum com o objetivo de pressionar os magistrados a interferirem na agilidade do processo que envolve a inegebilidade do atual prefeito Anuar Alves, porém logo no início foi anunciado que na audiencia pública só seriam discutidas e aceitas reivindicações de matérias da justiça comum, não tendo em pauta assuntos referentes a justiça trabalhista ou eleitoral, para esses casos a comunidade local deveria solicitar a esses tribunais audiência para esses assuntos. A mensagem foi da dembargadora corregedora Dra. Maria Rita Xavier, o que serviu como um banho de água fria nos ânimos daqueles que esperavam o contrário, mas, ainda assim foi protocolado um pedido de prestação de contas referente aos 4 primeiros meses de gestão, a solicitação foi realizada por uma associação de moradores.

Na audiência vários pedidos foram protocolados e denuncias de mal atendimento nas instituições como redes bancárias e rede Celpa, aliás durante o evento faltou energia elétrica, o que para a corregedora não foi surpresa, pois esta situação faz parte do cotidiano da cidade, lamentou a magistrada. Segurança pública foi outro ponto que ganhou destaque,inclusive a falta de outros poderes judiciais no município e morosidade da atual estrutura foi qustionado. A juiza substituta Diana Cristina Ferreira Cunha, que responde pela comarca de Canaã considerou o público satisfatório e com demandas sem surpresas.

A audiência encerrou com um breve pronunciamento do prefeito Anuar, que solicitou a permanencia da Dra. Diana como titular da comarca. O Evento encerrou sem o grande estardalhaço que trouxe a Canaã imprensa da região.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Maspp deste ano oferece 17 oficinas aos servidores municipais



Com o tema "Lendas e mitos", a Mostra de Artes dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp) disponibiliza este ano 17 oficinas para os funcionários da prefeitura interessados em participar dos treinamentos.
Os cursos oferecidos nas oficinas são coral mirim, voz e violão; corte e costura; massoterapia, dança, teatro, teatro mirim, marketing pessoal, biojóias, pintura em tecidos; literatura, leitura, interpretação e produção de textos; artes visuais, culinária, free style - hip hop, biscuit, contador de história e danças folclóricas.

Nesta terça-feira (9), a partir das 14 horas, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) faz oficialmente a abertura da Maspp deste ano, quando então tem início o período de inscrição para as oficinas, exclusivas para servidores municipais, que vai até 6 de agosto, na sede da CTRH, localizada na rua Tocantins nº 36, bairro Rio Verde.

De acordo com o coordenador da CTRH, Alípio Mário Ribeiro, além das oficinas, constam ainda na programação da Maspp a escolha do "Servidor Cidadão", "Corrida do Servidor" e a culminância do evento, com exposição e mostra de artes produzidas durantes as oficinas, prevista para os dias 30 e 31 de outubro, na Praça de Eventos.

Na avaliação do coordenador, ao participar de atividades artísticas o servidor tende a reduzir o estresse e as preocupações criadas em seu cotidiano, uma vez que a arte aflora como política de valorização do servidor. (Waldyr Silva)




Crédito fotos: Waldyr Silva

TESE DE MESTRADO NA USP por um PSICÓLOGO

'O HOMEM TORNA-SE TUDO OU NADA, CONFORME A EDUCAÇÃO QUE RECEBE'

'Fingi ser gari por 8 anos e vivi como um ser invisível'

Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da
'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoas
enxergam apenas a função social do outro. Quando não se está bem posiciomado sob esse critério, vira mera sombra social.

Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhouoito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali,constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiucomprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, umapercepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisãosocial do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa. Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário deR$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior liçãode sua vida:

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, podesignificar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica opesquisador.

O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não
como um ser humano. 'Professores que me abraçavam nos corredores da USPpassavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes,esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam meignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão',diz.

No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinhacaneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outraclasse, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, algunsse aproximavam para ensinar o serviço. Um deles foi até o latão de lixopegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade eserviu o café ali, na latinha suja e grudenta.

E como a gente estava num
grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro.

Eu nunca aprecieio sabor do café.

Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e
claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de
refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira,

tem formiga, tembarata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse:
'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?' E eu bebi.
Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

O que você sentiu na pele, trabalhando como gari?
Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central. Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo
andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na
biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida.

Eu fiz todo essetrajeto e ninguém em absoluto me viu.

Eu tive uma sensação muito ruim. O meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado.

Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado.

E depois de oito anos trabalhando como gari? Isso mudou?
Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis.

Então, quando eu via um professor se
aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

E quando você volta para casa, para seu mundo real?
Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está
inserido nessa condição psicossocial, não se esquece jamais. Acredito
que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa. Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador.
Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.


*Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida!
Respeito: passe adiante!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

de volta a Arara Azul FM

É com muito prazer que este bloger atendeu o chamado de Raimundo Cabeludo, presidente da Fundação Educacional Nativa, reponsável pela implantação e administração da única emissora de rádio legalizada em Parauapebas, para voltar a atuar nessa emissora.
Afastado desde de fevereiro deste ano, voltei ao prazer de me comunicar através do rádio. Situação que me sinto muito confortável, não pelo talento que muitos dizem que tenho, mas, pelo fato de lidar com milhares de pessoas, que de alguma forma deixa comunicadores responsávis por um dia mais descontraído e bem informado.

Aqui agradeço de público o convite do Cabeludo e reassumo o compromisso de levar a boa música sertaneja,ou aquele toque do Roberto Carlos, no clube do rei, e ainda, a informação com responsabilidade. E atodos que acompanham o meu trabalho tanto no rádio, no bloguer, na tv (temporariamente fora do ar), na Arara Azul FM ou nos palcos da vida, os mais sinceros agradecimentos, pois a força que move a vontade de continuar investindo no aperfeiçoamento de um profissional é o reconhecimento, muito obrigado.

Turnê do Rei Roberto Carlos em detalhes

“Quanto tempo esperando esse dia. Esse encontro é a nossa alegria. Nossa felicidade”. Com certeza, o trecho da música “O Encontro”, é exatamente o que os fãs gostariam de dizer para o rei, que chega a Belém com a sua turnê “Roberto Carlos 50 anos de Música”. Para saber um pouco mais sobre essa megaprodução, conversamos com o diretor de palco Genival Barreto, que trabalha há 44 anos com Roberto. “Nós nos conhecemos na TV Record de São Paulo. Eu era o técnico de som do programa que ele participava. Então, fui ficando e estou até hoje”, conta.

Apesar de ter recebido o título de “rei”, Genival garante que Roberto Carlos não se comporta como uma majestade. “Muito pelo contrário, ele é uma pessoa extremamente simples e sem sofisticação. O Roberto só não concede entrevista durante a turnê por falta de tempo, é tudo muito corrido. Mas ele tem um carinho muito grande pela imprensa, assim como a imprensa tem por ele”, explica Genival. O público paraense poderá assistir ao show na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, a partir das 22h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento faz parte do projeto Itaúbrasil Com mais de 500 composições, a maioria gravada em 56 álbuns, fica difícil dizer quais músicas mais gostaríamos de ouvir, mas Genival garante que a seleção do repertório foi especial.

“Com certeza o público vai curtir os grandes sucessos, aqueles que mais marcaram as diversas fases de sua trajetória”, diz. Dentre as músicas que não poderão ficar de fora, estão: “Emoções”, “Cavalgada”, “Como é grande o meu amor por você”, “Outra Vez”, “Eu te amo te amo te amo”, “É preciso saber viver”, “Jesus Cristo” e “Detalhes”. Roberto Carlos estará no palco acompanhado de uma orquestra regida por Eduardo Lages e formada por Tutuca Borba (teclados), Antonio Wanderley (piano), Clécio Fortuna e Aurino Oliveira (sax/flauta), Nahor Oliveira e João Lenhari (trompete), Jorge Berto (trombone), Dedé Marques (percussão), Norival D’angelo (bateria), Aristeu dos Reis e Paulinho Coelho (guitarras/ violões), DarcioMario Ract (baixo) e Luiz Carlos Ismail, Ana Lucia Heringer e Jurema deCândia (coral). Além de seus 50 anos de carreira, o rei carrega outros números grandiosos na sua turnê. Para carregar 70 toneladas de equipamentos (som, luz, palco, camarim) são necessárias três carretas, que percorrerão, simultaneamente, cerca de 42 mil quilômetros dentro do País.

“Participar da montagem de um show como esse não é fácil. Levamos em média de quatro a seis horas para deixar tudo pronto. Se o local não tiver nenhuma estrutura, podemos chegar a oito horas”, conta o diretor de palco. Só a equipe “Roberto Carlos” é composta por 56 pessoas, que utilizarão um avião, dois ônibus, 60 carros e 40 vans para se deslocar, além de ocupar quase mil quartos de hotéis. “No mínimo, os integrantes da equipe estão juntos há dez anos. São pessoas do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ainda contamos com a ajuda das pessoas das localidades que nos apresentamos”, diz Genival. Apenas na turnê brasileira, Roberto Carlos computará 35 horas cantando, 50 horas de voo e distribuirá um total de 3.456 botões de rosas vermelhas (12 dúzias a cada show) e 864 de rosas brancas (três dúzias por noite).

“A história das rosas surgiu como esse não é fácil. Levamos em média de quatro a seis horas para deixar tudo pronto. Se o local não tiver nenhuma estrutura, podemos chegar a oito horas”, conta o diretor de palco. Só a equipe “Roberto Carlos” é composta por 56 pessoas, que utilizarão um avião, dois ônibus, 60 carros e 40 vans para se deslocar, além de ocupar quase mil quartos de hotéis. “No mínimo, os integrantes da equipe estão juntos há dez anos. São pessoas do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ainda contamos com a ajuda das pessoas das localidades que nos apresentamos”, diz Genival. Apenas na turnê brasileira, Roberto Carlos computará 35 horas cantando, 50 horas de voo e distribuirá um total de 3.456 botões de rosas vermelhas (12 dúzias a cada show) e 864 de rosas brancas (três dúzias por noite). “A história das rosas surgiu com o cravo que o Roberto usava na lapela. No final do show ele sempre jogava e a demanda foi ficando maior.

Como em algumas cidades tínhamos dificuldade de encontrar cravos, substituímos pelas rosas”, conta o diretor de palco. “O público de Belém pode ficar tranquilo que também receberá”, completa. Quando questionado sobre as apresentações que já aconteceram, Genival se enche de orgulho e diz: “O show é um êxtase total. O público fica hipnotizado. Todo mundo canta junto, participa. A entrada dele no palco é uma loucura. As pessoas têm um carinho muito grande pelo Roberto. A nossa recepção em João Pessoa e em Natal foi muito especial. Em Fortaleza os ingressos se esgotaram dois meses antes”, diz Genival.

SERVIÇO: Na próxima quarta-feira(10), a partir das 22h, no Hangar,show do Roberto Carlos.Patrocínio: Itaú e Nestlé. Ingressos:Mesa VIP (setor azul): R$300, para clientes Itaúe Unibanco, R$270. Cadeira numerada (setor amarelo): R$150, para clientes Itaú e Unibanco, R$135. Cadeira não numerada: R$ 40, para clientes Itaú e Unibanco, R$36. Vendas de ingresso pela internet (www.ingressorapido.com.br) ou pelo telefone: 4003-1212. Horário: de segunda a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 19h.

(Diário do Pará)

Bancos fecham no feriado de Corpus Christi

Bancos fecham no feriado de Corpus Christi
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou hoje (8) que os bancos estarão fechados para atendimento ao público na próxima quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi.

Segundo a Febraban, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 11 de junho poderão ser pagos no próximo dia útil (12 de junho), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

A Febraban lembra que os clientes podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de autoatendimento, ou ainda nos correspondentes, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

fonte: Diário do Pará

Curió Absolvido

Por 4 votos a 3, o júri popular absolveu Sebastião Curió Rodrigues de Moura, ex-prefeito de Curionópolis, município do sudeste paraense, no julgamento realizado nesta sexta-feira (5), pelo Tribunal do Júri de Sobradinho. O ex-prefeito era acusado de ter cometido homicídio duplamente qualificado contra a vítima Laércio Xavier da Silva e lesão corporal contra Leonardo Xavier da Silva.

Os jurados responderam a duas séries de quesitos: a primeira relativa ao crime de homicídio e a segunda ao crime de lesão corporal. Votaram afirmativamente aos quesitos quanto à materialidade do crime e a autoria dos disparos, mas consideraram que Sebastião Curió agiu em legítima defesa, por isso votaram sim, também, pela absolvição.

O fato aconteceu em 2 de fevereiro de 1993. Sebastião Curió afirmou em juízo que foi ao setor de chácaras, após receber um telefonema de seu filho narrando sobre um tiro, quando retornava para casa. Após comunicar o episódio à 10ª Delegacia de Polícia, dois policiais foram destacados para acompanhar o coronel nas investigações.

Juntamente com os policiais e dois filhos, o réu disse que foi ao local onde os menores infratores dormiam e que foram recebidos a balas. Ele conta que deu dois tiros a esmo e acertou os dois menores, um no abdômen (que faleceu) e outro na mão. Os rapazes foram socorridos pelo próprio autor dos disparos. 'Se eu prestei socorro é porque não tinha a intenção de matar', afirmou Curió.

Os outros quatro denunciados no processo - Sebastião Curió Moura Júnior, Antônio César Nóbrega de Moura, João Bosco Fragorge e Erycson Boueri Coqueiro - já haviam sido julgados e absolvidos em 2003.

Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vale cria site para atender usuários do Trem de Passageiros

Os usuários do Trem de Passageiros da Vale podem contar agora com uma nova ferramenta para buscar informações de viagens pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Acessando o endereço www.vale.com/tremdepassageiros, o internauta pode saber os horários de chegada e saída do trem, preços de passagens, dicas de viagem, mapa da ferrovia, locais de compra de passagem, entre outras informações ao consumidor.
Com este novo serviço, a Vale proporciona mais comodidade para os usuários do trem, principalmente para quem tem acesso a internet. Fácil de navegar, os passageiros internautas do trem no Maranhão, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais podem saber, por exemplo, através do link "Dicas de Embarque", quais são os cuidados que se deve ter antes de viajar. Conferir se as informações do bilhete estão corretas no momento da compra; antecipar em 45 minutos sua chegada na estação antes do horário do embarque; evitar excesso de bagagem, estão entre as dicas úteis do site.
Para saber os endereços dos pontos de vendas de passagens e estações de passageiros, o link "Onde Comprar" permite ao internauta saber detalhes do horário de funcionamento e local para compras de passagem. Através de um mapa, no link "Mapa da Ferrovia", é possível visualizar o trecho da estrada de ferro e as estações ao longo da ferrovia. As dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo 0800 285 7000, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor, o Alô Ferrovia. O serviço está disponível 24h, de segunda a domingo, e também feriados.
Para quem viaja acompanhado de crianças, o site enumera uma série de providências e normas que o passageiro deve conhecer. No caso dos menores, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 83, diz que crianças com menos de 12 anos só poderão viajar desacompanhadas dos pais, ou responsáveis legais, mediante a autorizaçào do Juizado da Infância e Juventude. Para os portadores de necessidades especiais, o site orienta, por exemplo, como a pessoa deve adquirir o Passe Livre Federal, do Ministério dos Transportes, para ter acesso gratuito ao trem.
Idosos
Aos idosos, o site também traz informações úteis. O Estatuto do Idoso, em seu decreto n° 5.934, define que os passageiros com idade igual ou superior a 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas em cada trem, em viagens interestaduais. Caso elas já tenham sido preenchidas, deve-se solicitar o desconto de 50% do valor da passagem. De acordo com a lei, o benefício será concedido em transporte convencional, ou seja, classe econômica. Para isso, é necessário apresentar os documentos de identidade com o comprovante de renda e/ou a carteira de idoso. O desconto só é válido para viagens interestaduais.
Segundo o gerente de Suporte à Operação da EFC, Rubens Oliveira, o site somou mais detalhes, atendendo a demanda dos usuários do trem. "Então, disponibilizamos vários serviços, principalmente, para quem prefere usar a internet ao telefone. Esse é mais um benefício da Vale para os seus clientes. Assim, além de atender os passageiros com orientações pertinentes ao trem, nós estreitamos o relacionamento e satisfazemos esses usuários", destaca.

ASSESSORIA VALE.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Carro de vice-governador é alvejado por bandidos

Carro de vice-governador é alvejado por bandidos
Dois carros da marca Corolla usados para o transporte do vice-governador do Estado, Odair Santos Corrêa, foram alvejados com vários tiros, na madrugada de ontem, já por volta de 3h40.




Aqui Odair Correa aparaece ao lado do prefeito de Canaã, Anuar Alves, em visita recente ao município.(Diário do Pará)

Três homens teriam tentado bloquear a passagem dos carros na avenida Pedro Álvares Cabral quando os motoristas diminuiram a velocidade para passar na ponte do Galo, no bairro da Sacramenta, em Belém.

Os dois veículos estavam sendo dirigidos por dois policiais militares. Minutos antes do ataque, eles haviam deixado o vice-governador Odair Corrêa, no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, que teve um compromisso em Macapá (AP) e embarcou por volta das 3h30, no hangar do Estado.

Segundo fontes do DIÁRIO, no retorno do aeroporto, na avenida Pedro Álvares Cabral, os motoristas reduziram a velocidade em virtude da subida da ponte do Galo e foram atacados pelos bandidos.

Os assaltantes estavam armados e anunciaram um assalto, porém os motoristas não pararam e aceleraram os veículos. O carro que transporta o vice-governador, que não é blindado, foi o mais atingido. Ele levou seis balas.

De acordo com a assessoria de comunicação do vice-governador, os bandidos mandaram todo mundo sair dos veículos. O capitão Nóbrega, da Polícia Militar, que é responsável pela segurança do político, reagiu e deu dois tiros contra os delinquentes.

Os bandidos fugiram por uma rua escura localizada próximo ao canal. Ninguém saiu ferido. Os tiros acertaram no painel do veículo que foi usado por Odair Correa. Os carros são alugados pelo governo para fazer o transporte de seus representantes. A ocorrência foi feita na manhã de ontem na Seccional da Sacramenta.